Arcos

Olá!

Você quer entender a cronologia de Sword Art Online? Esse é o lugar certo.

Aqui vai um breve resumo de cada arco da light novel focada somente na linha principal, com pequenos spoilers sim, mas nada que atrapalhe sua diversão.

É possível ler todos esses volumes aqui mesmo no site. Só clicar no menu VOLUMES FINALIZADOS.

Boa leitura!

 

Aincrad
Sword Art Online Light Novel – Aincrad em Português

Sword Art Online/Aincrad – SAO

Light Novel: Volume 1 e 2 – Leia os volume 1 e 2 aqui

Primeiro arco e aonde tudo começou.

Em 2022, um jogo de realidade virtual Massively Multiplayer Online Role-Playing Game (VRMMORPG) chamado Sword Art Online (SAO) foi lançado. Com o NerveGear, um capacete que estimula os cinco sentidos do usuário através de seu cérebro, os jogadores podem controlar seus personagens apenas com suas mentes. Tanto o game como o NerveGear foram criados por cientista Kayaba Akihiko.

Nesse cenário, 10.000 jogadores são presos em SAO e para sair terão que terminar o jogo, passando por 100 níveis diferentes, cada um com um boss no final. Apresenta vários personagens, mas tem como principal foco Kirigaya “Kirito” Kazuto (protagonista) e Yuuki “Asuna” (co-protagonista).

É a menor saga, contemplando apenas um livro e outro complementar com várias histórias extras que ocorreram durante o salto temporal de dois anos que acontece no início do primeiro livro.

 

Sword Art Online - Volume 03 - 04
Sword Art Online – Volume 03 – 04

Fairy Dance/Alfheim Online – ALO

Light Novel: Volume 3 e 4 – Leia os volume 3 e 4 aqui

Segunda parte da história possuindo dois livros.

Ao voltar para o mundo real, Kirito fica sabendo que 300 jogadores de SAO, incluindo Asuna, ainda não tinham despertado. E através de uma foto espalhada em fóruns pela internet que Agil lhe mostrou, viu uma figura parecida com a da Asuna presa em outro mundo virtual chamado Alfheim Online.

Ele entra no jogo para confirmar se é realmente sua amada enquanto é ajudado por sua irmã, Suguha Kirigaya, conhecida como Leafa no game (a nova co-protagonista desse arco), a qual costumava não se relacionar bem antes dos eventos do primeiro livro, mas que no decorrer da história esse sentimento vai mudando.

Lá, Kirito descobre que ALO faz parte de um plano de Sugou Nobuyuki (antagonista) para realizar experimentos ilegais nas mentes dos jogadores e colocá-las sob seu controle. Ele faz isso com Asuna, com quem pretende se casar no mundo real, com o objetivo de assumir a empresa da família dela. Após Kirito acabar com seus planos, ele e Asuna voltam ao mundo real.

 

Fairy Dance ou ALO, se passa em um mundo diferente do primeiro, aonde se pode usar magia e voar. Existem também várias raças diferentes para serem escolhidas, não só a humana, como acontecia no primeiro jogo. A trama é bem simples: resgatar a Asuna.

Apesar de deixar uma pontinha sobre outros mundos online o final ALO fecha bem a primeira parte da história, de modo que alguns até contestaram como haveria uma continuação.

 

Sword Art Online - Volume 05 - 06
Sword Art Online – Volume 05 – 06

Phantom Bullet/Gun Gale Online – GGO

Light Novel: Volume 5 e 6 – Leia os volume 5 e 6 aqui

Alguns boatos de que mortes de players de um VRMMOFPS de realidade virtual chamado Gun Gale Online (GGO) estavam resultando em mortes de fato no mundo real começaram a circular.

Sem provas concretas, Kirito é enviado por um velho conhecido do governo para tentar descobrir alguma coisa sobre o caso. Ao mesmo tempo uma garota chamada Sinon tenta usar esse jogo para curar um trauma do passado.

Convertendo sua conta de ALO para o novo game, começou a descoberta da misteriosa ligação entre GGO e as mortes reais. Com uma grande ajuda da jogadora Sinon, finalmente descobre que os culpados são ex-membros de uma guilda assassina que ele já havia encontrado em Aincrad, chamada Laughing Coffin.

Phantom Bullet ou GGO tem um foco diferente das outras sagas. Enquanto as outras soavam mais como aventuras, com desenvolvimentos de personagens quase nulos, GGO é o contrário. Apesar do contexto de morte no mundo virtual acarretando em morte no mundo real voltar, o foco primário dessa saga é o desenvolvimento da personagem, Sinon a co-protagonista desse arco. Kirito também ganha um pequeno desenvolvimento baseado em lembranças do arco Aincrad, que não foram abordadas no primeiro livro.

 

Sword Art Online - Volume 07 - 08
Sword Art Online – Volume 07 – 08

Mother’s Rosario – ALO2 | Caliber/Early and Late

Light Novel: Volume 7 – Leia os volumes 7 e 8 aqui

A história ocorre algumas semanas após o incidente com Dead Gun em GGO. Asuna fica sabendo sobre uma jogadora apelidada de “Espada Absoluta” que possuía uma incrível capacidade com a espada, podendo superar até mesmo Kirito em uma luta.

Com apenas um livro, esse pequeno arco troca o foco para Asuna. A saga inteira é contada do ponto de vista dela. Relativo aos problemas com sua mãe – que exige que ela troque de escola e largue o namorado por alguém com uma melhor posição social para poder se voltar puramente aos estudos e futuramente entrar em uma faculdade de renome – e do caso dessa misteriosa garota do mundo de ALO com uma capacidade anormal de combate.

Asuna e a jogadora Yuki/Espada Absoluta acabam duelando e quando o duelo termina, a garota pede para que Asuna junte-se à sua guilda e que os ajude a derrotar o boss do andar em que estão parados antes que outra party o faça, sem revelar o motivo da presa ou porque ela não chama outras pessoas para ajudar.

Mother’s Rosario é também outra saga bem diferente das anteriores. Embora continue existindo o elemento ação, principalmente na primeira metade, a segunda é mais voltado ao drama e slice of life. O climax também não é de ação e não existe um “vilão” propriamente dito nesse arco.

 

Light Novel: Volume 8

Não é exatamente um arco, são apenas três histórias extras: uma que se passa na quest mais difícil de Alfheim (ALO) e conta como Kirito conseguiu a espada mais forte do jogo, Excalibur, que ele usa no volume 7 (Mother’s Rosario). Outra que fala de misteriosos assassinatos dentro das cidades seguras, plot que desencadeará muitas aventuras no decorres dos arcos de Sword Art Online e a última que discorre sobre o primeiro dia de Kirito em Aincrad.

Na cronologia, se passa logo após os eventos de Phantom Bullet (GGO), com a participação de Sinon na party.

Tem aproximadamente 120 páginas e foi adaptada em 3 episódios na segunda temporada do anime, Sword Art Online II.

 

Sword Art Online – Volume 09 – 10
Sword Art Online – Volume 09 – 10

Project Alicization/Underworld – UWO

Light Novel: Volume 9 ao 18 – Leias os volumes de Alicization aqui

No início do volume 9, Kirito está decidido a ir estudar nos EUA assim que se formar e pede para Asuna ir com ele. Enquanto conversam, Kirito sofre uma tentativa de assassinato por um ex-membro da guilda PK de SAO (o último integrante que havia sido dado como desaparecido em GGO), e acaba sendo levado para uma instalação militar por Kikuoka (agente do governo que apareceu em GGO) para ser tratado por uma nova tecnologia médica que eles possuem no local.

O tratamento consistia em submergi-lo em um aparelho semelhante ao usado por Yuki em Mother’s Rosario, mandando-o para um mundo virtual destinado à criação e maturação de inteligências artificiais enquanto seu cérebro, atingido no ataque, seria recuperado.

O projeto tinha como objetivo criar uma inteligência artificial capaz de tomar decisões “humanas” que fugissem ao conjunto de regras que lhes são passadas quando “nascem” nesse mundo. Ou seja, eles queriam uma IA verdadeira que fosse capaz de ter emoções complexas como os seres humanos, e que essas emoções acabassem os fazendo desobedecer às leis do mundo em que vivem. Até o momento, no entanto, o objetivo não fora alcançado.

A máquina de criação de IAs é baseada na que o criador de SAO usou para passar sua mente para internet no primeiro arco. Eles a aprimoraram e usaram em bebes recém nascidos para terem almas e mentes humanas “zeradas” como cobaia (clonar a alma de um adulto gerava problemas).

Esse mundo virtual (Underworld), ambientado em uma época que lembra muito a medieval, tem uma população de aproximadamente 10.000 IAs (elas se reproduzem e tudo mais como se fossem humanos reais do nosso mundo) e o tempo lá passa 1000 mais rápido que no mundo humano. Enquanto nesse último só se passam alguns dias, para o Kirito – enquanto desacordado por causa do tratamento para o atentado que sofreu – passam-se anos de imersão ininterrupta.

A grande questão está no fato de Kirito não se lembrar de como foi parar nesse mundo virtual e nem de como sair. Isolado de qualquer comunicação externa, decide conviver com os habitantes na esperança de encontrar um meio de se comunicar com o mundo real.

Que ele logo percebe a chance quando ajuda seu melhor amigo a resgatar a companheira de infância que foi capturada pelo império quando pequena. Com o início dessa pequena missão, acaba entrando em uma escola de espadachins, vai subindo de rank e status na sociedade, e, por fim, entra em conflito com a organização que rege e controla aquele mundo (algo como uma igreja católica dos tempos medievais).

O mundo e sua cultura vão sendo explorados pouco a pouco e em certo momento, tudo culmina em uma guerra enorme, tanto no mundo virtual quanto no real, com Kirito sendo levado ao limite, perdendo controle sobre suas ações em detrimento de suas escolhas.

Em suma, é um arco gigante que vai escalonando as consequências dos conflitos.

Outro fato importante a ressaltar e o quesito morte. Para as pessoas daquele mundo, ela é permanente. E no caso do Kirito, se ele falecer nesse mundo, sua história naquela época irá acabar, pois como o tempo acelerado a 1000 vezes, quando, e se, ele conseguir voltar, poderão já ter se passado eras. Em termos de jogo é como se você só tivesse uma chance para vencer.

Underworld foi criado em parte pelas ferramentas de construção de mundos online usada em Aincrad (The Seed), e por isso, compartilha muitas semelhanças com as mecânicas do mesmo, apesar de ter magia também. Só que nele, essas mecânicas não são obvias. As pessoas pensam que aquilo é um mundo real, então, as skills de espada e magias são coisas normais, que existem em seu mundo desde o início. Para a população elas são bênçãos/magias dadas pelos deuses para a humanidade (que apenas pessoas treinadas podem usar). Diferente dos outros mundos de SÃO, nesse você sangra e sente dores iguais ou até piores do que no mundo real no momento em que é ferido.

Alice é o nome da nova heroína desse arco, e Eugeo, é o novo co-protagonista juntamente com o Kirito.

Asuna aparece nesse arco fazendo contraponto da história no mundo real, mostrando como as coisas estão caóticas por lá também. É através dela que aparecem todas as explicações sobre a criação desse mundo online, enquanto aguarda que Kirito acorde do tratamento na base militar. Em determinado momento ela também entra em Underworld para ajudar seu amado na luta, assim como os demais componentes da party de todos os outros jogos.

 

Fonte: IntoxianimeSAO Wikia

  • thiago passos

    Heheh, depois atualiza a parte do volome 8, são 3 histórias, a já dita quest de ALO, a história dos assassinatos dentro das cidades (inclusive, quando eu li o volume 2 e não vi essa história lá, acabei por pensar que no anime eram episódios filler, kkkk), e também o primeiro dia do mito em Aincrad. Só pra deixar mais completo mesmo. Valeu! 🙂

  • DICE

    gente… acabou de sair um filme do SOA (ordinal scale)… em que parte da LightNovel ele se passa.. aparente ser logo depois o MotherRosario.. alguem poderia me dizer???

    • Gabe Logan

      O filme é original ou seja não faz parte da cronologia da série, porem é bom ver pois ele aprofunda mais a relação de Kirito e Asuna e foi feito pelo próprio criador da série.

      PS: Acabou de ser anunciada a terceira temporada de SAO.

    • O filme já está aqui no site, só entrar em movies e assistir de boa.
      E sim, ele se passa entre Mother’s Rosario e antes de Alicization. Foi inserido nesse pequeno espaço temporal para justamente virar canônico mesmo que não esteja na LN.